"E o boato se espalhou até os dias de hoje..."
Todos nós sabemos que a mentira, a fofoca e os boatos são capazes de provocar males incorrigíveis... Mas de todos os boatos, não houve nenhum mais grave do que esse narrado no Evangelho de hoje: os soldados que guardavam o sepulcro de Jesus dizerem que, enquanto dormiam, os discípulos roubaram o corpo de Jesus. Fico imaginando se esse boato não tivesse existido... Muitos judeus teriam acreditado em Jesus, e não haveria tanta discórdia entre judeus e cristãos, pois seríamos um só.
Mesmo assim, os judeus tiveram o livre arbítrio de duvidar da versão contada pelos guardas, afinal, seria difícil acreditar que todos os guardas dormissem na entrada do sepulcro e ninguém conseguisse acordar enquanto os discípulos removiam uma pedra enorme que lacrava a entrada do sepulcro. Convenhamos que esta é uma história muito mal contada e que só acreditaria nela quem realmente tivesse medo de duvidar das autoridades religiosas da época ou quem se beneficiaria com essa mentira tão descarada.
Fica a lição para nós: um boato foi capaz de mudar o rumo da história, fazendo com que várias gerações de judeus fossem castigadas. Então... antes de contar aquela "mentirinha inofensiva" para amenizar a sua situação, lembre-se que ela pode se tornar uma "bola de neve" e voltar-se contra você mais cedo ou mais tarde... Fique sempre do lado da verdade... Por mais que ela seja dura para você, seus filhos, netos, bisnetos... agradecem.
Jailson Ferreira